Usuários do PJe não devem atualizar o Mozilla Firefox
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT5 (Setic) informa aos usuários que utilizam o sistema PJe em ambiente externo ao Tribunal que a Mozilla, fornecedora do navegador Firefox, decidiu que as novas versões do navegador não serão mais compatíveis com a tecnologia Java, o que impede o correto funcionamento do sistema PJe. Por causa desta incompatibilidade técnica, a unidade sugere que não seja feita a atualização do referido navegador.
Além disso, retransmite sugestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que, em caso de problemas nos assinadores do PJe, seja adotado o uso do Navegador PJe, navegador customizado, distribuído pelo CNJ e que preserva a compatibilidade com o Java, necessária nas atividades que requerem o uso de certificação digital, tais como autenticação e assinatura de documentos. O Navegador PJe pode ser baixado do endereço eletrônico http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_PJe, onde constam todas as informações para o uso do aplicativo.
A Setic recomenda ainda a leitura da matéria "Navegador PJe facilita utilização do Processo Eletrônico", replicada no portal do TRT5 em agosto/2016, e ressalta que o suporte a esta ferramenta é de responsabilidade da equipe técnica do próprio CNJ.
A unidade informa, por fim, que a próxima versão do PJe virá com novas soluções para assinatura digital que tornará o sistema independente da tecnologia Java, conforme matéria "Nova atualização do PJe é apresentada em reunião do Coleprecor", também replicada no portal do TRT5 no último dia 10 de fevereiro.
Secom / Setic TRT5 – 3/3/2007