Como fazer a certificação digital

Como obtenho um certificado digital
 
R: Para obter o Certificado Digital escolha uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil clicando neste site.
 
O certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web.
 
1. Solicite no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física ou jurídica. Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano - armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos - armazenado em cartão ou token criptográfico), porém, o PJe funciona apenas com certificados tipo A3. A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências.
 
Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários. Quem escolher o certificado tipo A3 poderá receber na própria AR o cartão ou token com o certificado digital.
 
A AC e/ou AR notificará o cliente sobre os procedimentos para baixar o certificado e deverá prestar todo o suporte técnico quando solicitada pelo usuário; Quando o certificado digital estiver perto do vencimento, este poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.
 
Importante: lembre que para ter acesso ao PJe, é necessário possuir um Certificado Digital.
 
Para os Advogados
 
A OAB disponibiliza no seu site um passo a passo detalhado como obter o Certificado Digital OAB além de outras informações que julga necessárias a seus associados e estão disponíveis neste endereço ou neste.  
 
Os Advogados podem ainda se dirigir ao 2º andar do TRT5 (Edifício Goés Calmon, Comércio - Sala da OAB), ou na ABAT - Associação Baiana de Advogados Trabalhistas, pois, tanto a OAB quanto a ABAT estão preparados para dirimir qualquer dúvida acerca da certificação de seus associados.
 
Para os Peritos
 
Os peritos devem procurar uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil clicando neste site.
 
1. Solicite no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física ou jurídica. Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano - armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos - armazenado em cartão ou token criptográfico), porém, o PJe funciona apenas com certificados tipo A3. A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências.
 
De posse do certificado digital deve o Perito enviar e-mail para scj1@trt5.jus.br, ou se dirigir ao 6º andar do TRT5 (Edifício Goés Calmon, Comércio), na Coordenação Judiciária de 1ª Instância, ou pelo telefone (71) 3284-6810, setor responsável em cadastrar peritos.
 
Partes e demais interessados
 
As Partes não representadas por Advogados 'jus postulandi', bem como Assistente de Advogado, Assistente Gestor de Advogado, Central de Atendimento devem procurar uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil clicando neste site.
 
1. Solicite no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física ou jurídica. Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano - armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos - armazenado em cartão ou token criptográfico), porém, o PJe funciona apenas com certificados tipo A3. A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências.