Presidente acompanha na 39ª VT implantação de projeto que acelera execução

Com o intuito de acompanhar a implantação do Cadastro de Liquidação e Execução (CLE-PJe) na capital baiana, a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar, visitou a 39ª VT de Salvador, unidade que serve de piloto para as demais Varas do Trabalho. A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira (2/8), oportunidade em que estavam presentes os coordenadores do projeto, juiz Firmo Leal Neto (gestor) e Maria Madalena de Brito Cunha (gerente), além dos servidores que trabalham no projeto.

Lançado na capital no último dia 17, o CLE visa otimizar a execução no Regional, com a unificação de informações no PJe, agilizando o trabalho de magistrados, servidores e advogados, que passarão a lidar com processos num único formato. ''Venho acompanhando diariamente os trabalhos. Soube que estão todos muito empenhados e fiz questão de vir, pessoalmente, agradecer e parabenizar a equipe'', disse a presidente, ressaltando também a iniciativa do juiz titular da unidade, Marco Antônio de Carvalho Valverde Filho. Na fase atual, os servidores da VT passam por capacitação para uso do Cadastro de Liquidação.

O juiz Firmo Leal disse que o trabalho é minucioso, e ressaltou o precioso suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações para alcançar a excelência dos resultados. ''A intenção é fazer com que os processos andem de forma cada vez mais eficaz'', afirma. Segundo Maria Madalena, antes da migração, os processos passam pelo saneamento de pendências e, após a conclusão, a notificação dos advogados será automática. ''Quem não estiver habilitado no sistema PJe precisará fazê-lo, o mesmo ocorrendo se houver inconsistência de informações, como mudança de nome''.

Na ocasião, também esteve presente o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Jorge Lima. ''Acreditamos que no início haverá certa tensão, mas estamos confiantes e nos colocamos à disposição para intermediar o diálogo com os advogados e orientá-los após reabertura da unidade e retomada dos prazos'', afirmou.

PRAZOS e PETICIONAMENTO – No período de 17 de julho a 10 de agosto, os prazos e o peticionamento via e-Samp estarão suspensos na unidade para migração dos processos e capacitação dos servidores.

Secom TRT5-BA - 3/8/2017