PJe-JT: Bom Jesus da Lapa recebe processo eletrônico
Foto: Marcos Melo
Para atender à maior jurisdição do estado da Bahia, com 74.918 quilômetros quadrados, a cidade de Bom Jesus da Lapa recebeu, nesta sexta-feira (6), o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, o PJe-JT, pelo presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, com a presença do prefeito da cidade, Euler Ribeiro, e de autoridades de todos os poderes, além das Forças Armadas.
O prefeito parabenizou a implantação do PJe-JT e aproveitou para agradecer à Justiça do Trabalho pela doação de dois equipamentos médicos, um mamógrafo e um ultrassom, fruto de uma indenização trabalhista ocorrida em uma ação civil pública concluída ano passado.
A OAB, por meio da presidente da subseção da cidade, Sandra Regina Xavier Silva, também agradeceu à atuação da Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa, principalmente pelo fato de ser a primeira em 2015 a receber o sistema e destacou vantagens do sistema: "Com o PJe os advogados não precisarão mais percorrer centenas de quilômetros para protocolar uma petição, além da abolição, em breve, de carimbos, perfuradores e grampeadores". Ela ainda completou: "daremos agora andamento online ao processo e, em consequência, os clientes acompanharão melhor suas ações".
A juíza titular da Vara, Carla Fernandes, também comentou que o sistema vem para melhorar as condições de trabalho, a prestação jurisdicional e garantir um melhor futuro processual. "É a tecnologia utilizada em prol de um futuro melhor, para todos, em que partes e advogados não mais percorrerão essas longas distâncias".
O presidente do TRT5 enalteceu o PJe-JT ao comparar o sistema antigo com o atual. "As velhas fichas de protocolo e as anotações a mão acabaram, pois agora falamos em cliques no mouse, em segundos para ingressar com uma ação e já saber a data da audiência. Não mais utilizaremos papéis e não mais haverá grandes distâncias e movimentos físicos a percorrer. É a nova era, o futuro", concluiu.
Secom TRT5 (Léa Paula) - 6/3/2015