Nova rede de dados começa a ser implantada nos prédios de Nazaré

No Comércio, o trabalho de cabeamento da nova rede durou três meses

Após a implantação, com êxito, da nova rede de dados corporativa no Fórum Trabalhista do Comércio, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) inicia, essa semana, a instalação da nova rede nos edifícios Coqueijo Costa e Presidente Médici, em Nazaré, onde funcionam, respectivamente, a sede do Tribunal e a área administrativa. Com previsão de durar aproximadamente dois meses, a execução do projeto seguirá o mesmo modelo adotado no Fórum do Comércio, com rede primária cabeada para estações e impressoras, e rede secundária sem fio, para acesso wireless de dispositivos móveis.

De acordo com a da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), que vem coordenando a implantação do projeto, os serviços serão realizados concomitantemente nos dois prédios, apesar de peculiaridades em cada um. Na Sede Administrativa, por exemplo, o novo modelo a ser instalado - rede primária cabeada - difere do que é atualmente usado, em que as estações e impressoras acessam a rede através de tecnologia sem fio. Já no Coqueijo Costa, a antiga rede cabeada será substituída por uma rede com novos equipamentos e infraestrutura, o que conferirá melhoria de performance, estabilidade e segurança ao ambiente corporativo, facilitando assim a execução das atividades dos magistrados e servidores.

IMPACTOS NA ROTINA DE TRABALHO - A Setic desenvolveu um cronograma de execução dos serviços, de modo a causar o menor impacto possível na rotina diária de magistrados e servidores que trabalham em Nazaré. Os serviços serão realizados das 13 às 22 horas, nos dias úteis e finais de semana. As atividades de instalação das estruturas de eletrocalhas, eletrodutos, canaletas, pontos de rede e racks de equipamentos seguirão, na maioria das vezes, uma ordem descendente por pavimento. O tempo médio gasto em cada andar do bloco A do Coqueijo será de 10 dias. No Médici, cada pavimento será executado em um prazo que varia de 13 a 17 dias.

Ao final da instalação do cabeamento estruturado, os equipamentos switches serão configurados e instalados, e a rede será enfim ativada, o que deverá ocorrer no início de junho. Em breve, a Setic enviará o cronograma de execução para todas as unidades envolvidas nesta etapa de implantação.

Secom / Setic TRT5-BA - 21/3/2017