Aplicativo para celulares desenvolvido pelo TRT5 completa 1 ano e chegará em breve a todo o país

Cerimônia de apresentação do TRT5-Mobile

Com mais de 43 mil downloads – sendo 35,3 mil Android e 7,6 mil IOS – e considerado uma das mais avançadas ferramentas tecnológicas do Poder Judiciário, o aplicativo do TRT5-Mobile completa um ano de lançado nesta quinta-feira (25). Projeto ambicioso da gestão da desembargadora Maria Adna Aguiar, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), o app foi totalmente desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), sob a supervisão do juiz Firmo Ferreira Leal Neto, que é auxiliar da Presidência e presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT5-BA.

"É a Justiça do Trabalho acompanhando a evolução da tecnologia, já que hoje o celular é a grande ferramenta de comunicação de toda a população. O TRT5-Mobile tem uma história de sucesso e de rápidos resultados", afirma a presidente, referindo-se ao fato de ele ter sido atualizado para a versão nacional, passando a se chamar Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe). O aplicativo já foi expandido para outros sete tribunais trabalhistas - TRT3-MG, TRT4-RS, TRT8-PA/AP, TRT17-ES, TRT20-SE e TRT21-RN – e, em seguida, terá abrangência nacional.

Com a nacionalização, o TRT5-Mobile passou a chamar-se Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe)

FACILIDADES - O público pode usar o aplicativo para acessar informações do TRT5-BA: ver a movimentação de processos, decisões, outros documentos, notícias, jurisprudências e pautas de audiências e sessões, além de emitir boletos para pagamentos e outras comodidades. Atualmente, segundo levantamento da Setic, mais de 60 mil processos são acompanhados pelo aplicativo apenas no TRT baiano.

O juiz auxiliar da presidência do TRT5-BA Firmo Leal Neto, responsável pelo projeto, diz que a ideia surgiu no início de 2016. "Cada vez mais nós utilizamos aplicativos de celular para nos comunicar, nos locomover, para efetuar compras, dentre outras ações, então pensamos por que não ter um aplicativo para acompanhar um processo, por exemplo?", revelou o magistrado, que vê com muita satisfação o aplicativo completar um ano de lançamento.

"O TRT5-Mobile tem uma história de sucesso e de rápidos resultados"

NACIONALIZAÇÃO – De acordo com o juiz Firmo Leal Neto, a ampliação do TRT5-Mobile é fruto de um aperfeiçoado e competente trabalho encabeçado pela dedicada equipe da Setic do TRT da 5ª Região. "A nacionalização ocorrida este ano também foi um marco importante no amadurecimento do sistema. Até outubro, o aplicativo estará cumprindo o seu objetivo de ser um instrumento de transparência levando serviços e informações processuais na palma da mão para toda população em todo território nacional", afirmou o magistrado, que garante que tudo isso consiste apenas na etapa inicial de construção do sistema.

“Muitos outros recursos e funcionalidades serão agregadas nas próximas versões”.  Por fim, aproveito para agradecer a presidente do Tribunal, a desembargadora Maria Adna Aguiar, pela confiança em nos entregar a gestão deste projeto. Sou grato também a todos os desenvolvedores e responsáveis pela infraestrutura do aplicativo e ao CSJT, por acreditar e tornar o JTe um satélite do sistema PJe”, concluiu.

Em entrevista à imprensa, o Juiz Firmo explicou como usar o app para conciliar na Justiça do Trabalho

CONCILIAÇÕES - O TRT da Bahia está sendo o primeiro tribunal do país a usar o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe) durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorre de 22 a 26 de maio em toda a Justiça do Trabalho. Isso será possível graças ao módulo de conciliação, disponível no aplicativo desde agosto/2016, mas que pela primeira vez será usado em um mutirão da Justiça do Trabalho. A ideia é oferecer mais um canal de negociação direta entre empregados e empregadores e permitir a construção de minutas de acordo antes mesmo do momento da audiência.

"Acreditamos que a ferramenta facilitará o diálogo e agilizará o processo de conciliação, uma vez que as partes e seus respectivos advogados terão à disposição um canal para comunicação permanente à palma da mão", avalia a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar, referindo-se ao chat do aplicativo.

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 25/5/2017