PJe: vídeos didáticos, TRT-AL 100% eletrônico e ferramenta de cálculos

Veja, a seguir, notícias do sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em todo o País:


VÍDEOS DEMONSTRATIVOS - O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) disponibilizou dois novos vídeos demonstrativos destinados a auxiliar os usuários nos procedimentos de preparação dos computadores e cadastro das ações com a utilização do PJe.


Os títulos dos vídeos são: Preparação da máquina (que ajuda na escolha e atualização de softwares) e Cadastro de processo (que mostra como distribuir uma ação sob o sistema PJe-JT).


Para visualizar as informações, basta acessar o espaço PJe - Processo Judicial eletrônico, situado à esquerda da página do Tribunal (www.trt2.jus.br), e, em seguida, selecionar a opção "Manuais e vídeos demonstrativos". Na mesma área, o usuário também pode assistir a vídeos demonstrativos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), coordenador nacional do sistema PJe-JT.


No portal do PJe do TRT5 (http://www.trt5.jus.br/pje/default.asp) também podem ser vistos vídeos demonstrativos sobre o sistema.

TRT-AL 100% ELETRÔNICO - Com a instalação do PJe na cidade de Palmares, na última sexta-feira (27/9), o TRT-AL passou a ter todas as suas varas e 2ª instância funcionando no sistema. A implantação naquele Tribunal teve início no dia 9 de novembro de 2012, na Vara do Trabalho de Palmeira dos Índios. O cronograma foi sendo cumprido nesta ordem: São Miguel dos Campos (10.12.2012), Coruripe (14.12.2012), São Luiz do Quitunde (14.12.2012), Porto Calvo (14.12.2012), Atalaia (26.4.2013), Penedo (17.5.2013), Maceió (12.7.2013), Arapiraca (23.8.2013) e Santana do Ipanema (30.8.2013).

CÁLCULOS NO PJe - A terceira etapa do PJe Calc, uma ferramenta online que irá realizar todos os cálculos trabalhistas do PJe, foi apresentada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última semana pelo desembargador José Alencar, do Tribunal Regional da 8ª Região (PA e AP). Nesta etapa, foram desenvolvidas funcionalidades como cálculo de salário família e seguro desemprego, histórico salarial, controle de perfis de acesso e tabelas de salários família, vale transporte, pisos salariais, feriados nacionais e salário mínimo, dentre outros. Todas essas ferramentas foram validadas pelo Comitê Gestor do PJe-JT e serão integradas ao sistema.

O PJe Calc foi desenvolvido pelo TRT8 com o apoio dos TRTs de Sergipe e de Mato Grosso, conforme explica o desembargador José Alencar, que é o coordenador do Comitê Gestor desta nova ferramenta. "Nós já tínhamos uma experiência muito exitosa em nossa região com o Juris Calc, que fazia os cálculos trabalhistas do nosso Tribunal. Juntamos nossa expertise aos TRTs 20 e 23 e conseguimos fazer um sistema ainda melhor, que poderá ser utilizado por toda a Justiça do Trabalho", explica.

A nova etapa do PJe Calc também engloba novo leiaute do sistema. "O PJe Calc tem uma nova cara agora. Nos inspiramos na linguagem do sistema de preenchimento do Imposto de Renda (IR) para desmistificar o cálculo trabalhista. Portanto, se a pessoa sabe fazer sua declaração de IR, saberá também mexer no PJe Calc. Não é difícil", diz o desembargador José Alencar.

O PJe Calc também possibilitará aos tribunais a customização do sistema conforme seja mais conveniente. Os próximos passos incluem a finalização da integração entre o PJe Calc e o PJe-JT. A expectativa é de que até junho de 2014 o PJe Calc já esteja totalmente integrado ao PJe, documentado e com manual.

Secom (Franklin Carvalho) com informações do CSJT - 2/10/2013