Comitê Gestor e instrutores do PJe comemoram resultados da simulação

foto: Secom TRT5

Os servidores que atuaram na etapa de simulação de funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas Varas da Capital participaram, na tarde da última sexta-feira (19), de um lanche preparado pela equipe do Comitê Gestor do PJe para celebrar os resultados do trabalho. Em cinco dias, eles auxiliaram cerca de 260 servidores das 1ª a 20ª Varas a simularem funcionalidades práticas do sistema, que a partir do próximo dia 5 de agosto passa a operar em toda a Justiça do Trabalho de Salvador. 

''Quero agradecer o empenho e a dedicação de todos vocês pelo excelente trabalho realizado, em especial dos servidores que já trabalham com o PJe, que bem sabem das dificuldades. Saibam que sem o apoio de vocês nada seria possível'', afirmou a desembargadora, que classifica o trabalho de simulação como o ''diferencial da 5ª Região''. O TRT da Bahia, segundo a magistrada, é o único do Brasil que, nas ações de treinamento para o sistema, dedica uma semana exclusiva para as simulações de funcionamento.

Para a gestora do projeto e diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Cláudia Jorge, a interação entre servidores do interior e da capital no treinamento para o PJe está resultando em um ganho adicional para todo o Tribunal. ''Tais ações possibilitam uma troca de experiências tão enriquecedora que, de outra forma, talvez não tivéssemos oportunidade de realizar'', afirmou, pois além de contribuir com a implantação do sistema, esse convívio está ajudando a desmistificar conceitos equivocados em relação à realidade de trabalho de cada um.

foto: Secom TRT5

Participaram da confraternização, além dos simuladores, servidores da Setic, do Grupo de Trabalho e Negócios do PJe e da Coordenação Judiciária de 1ª Instância

SIMULAÇÕES - Segundo o chefe do Núcleo de Suporte Operacional  do PJe (Nusop), Orocil Júnior, que assessorou de perto o trabalho dos simuladores, tudo transcorreu dentro da normalidade esperada. ''Todo o roteiro de tarefas previstas foi cumprido pelas Varas, inclusive em relação à simulação de audiências'', afirmou Orocil, que ouviu bons relatos de muitos diretores de secretarias e avaliou como ''extremamente positiva esta etapa decisiva de simulações''. ''Houve algumas dificuldades operacionais no primeiro dia, mas que foram prontamente resolvidas pelo suporte técnico da Setic, a quem sou muito grato'', registrou.  

Nas próximas duas semanas, todo o processo de treinamento (curso + simulações) será realizado também nas 21ª a 39ª de Salvador, que suspendem o expediente a partir desta segunda-feira (22), em conformidade com o Provimento Conjunto GP/CR nº 01/2013, que regulamenta a instalação do PJe nas Varas da Capital. Apenas atos urgentes e liberação de pagamentos serão mantidos durante o período nessas unidades. Por conta da suspensão, a Secretaria da Coordenação Judiciária de 1ª Instância reitera o lembrete a todos os advogados que não deve haver pedidos de carga online para essas varas nesse período.

Vale ressaltar também que no período da suspensão, de 22 a 26/7 serão realizados cursos de capacitação de magistrados e servidores e, de 29/7 a 2/8, simulações do funcionamento do sistema. Neste período, as Varas que voltam a funcionar (da 1ª a 20ª), entre outras diversas atividades, darão seguimento aos processos físicos recebidos durante o período em que ficaram com o expediente suspenso.

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 22/07/2013