PJe: apresentações na Capital e sucesso em Ilhéus e Itabuna

O gestor nacional do PJe, desembargador Cláudio Brandão, realizou na tarde da última segunda-feira (4/3) uma apresentação do Editor Estruturado de Votos do PJe para assessores de desembargadores do TRT5. O evento ocorreu na sala de Sessões do Tribunal Pleno.

O Editor contém ferramentas para a edição do voto, como a inserção de dados a partir do próprio processo. Ele é semelhante ao Editor Estruturado de Sentenças, também uma nova funcionalidade do PJe, só que, enquanto este se aplica na 1ª Instância, o Editor de Votos é destinado ao PJe de 2ª Instância e adequado à tramitação e ao debate próprios dos órgãos colegiados.


Na tarde da última sexta-feira, o desembargador realizou outra apresentação, na ocasião, para advogados, falando sobre o PJe, dando ênfase à nova versão do sistema. O magistrado também aproveitou para citar a execução, via PJe, de processos que iniciaram em meio físico - funcionalidade que se encontra em fase de testes.

A exposição ocorreu no auditório do Fórum do Comércio e contou com uma audiência numerosa de profissionais, inclusive o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Eliel Teixeira. A Secretaria de Comunicação do TRT5 transmitiu o evento ao vivo pela internet e, em breve, publicará na rede uma edição com os melhores momentos.

SUL DA BAHIA - As quatro varas de Itabuna e a 1ª Vara de Ilhéus realizam até esta terça-feira (5/3), as suas primeiras audiências no Processo Judicial Eletrônico (PJe), concluindo a introdução do sistema no Sul da Bahia. O PJe foi instalado naquela região em 11 de dezembro de 2012, simultaneamente nas duas cidades. As 3ª e 2ª Varas de Ilhéus tiveram audiência logo em fevereiro (na foto, a 1ª audiência da 2ª VT de Ilhéus com a juíza Nélia Oliveira Hudson -  Veja abaixo o calendário completo).

Para apoiar a realização das primeiras audiências em Itabuna, os servidores Elton Dhiego Dias Fernandes, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic),e Pablo Chamusca, do Núcleo de Suporte ao PJe (Nusop) se deslocaram até a cidade. Também está em Itabuna o servidor Marcelo Augusto Alves da Silva, secretário de audiência da 2ª vara de Ilhéus. Segundo Dhiego, a avaliação geral é de tranquilidade no funcionamento do sistema e as dúvidas maiores são com relação às audiências, já que elas ocorrem algum tempo depois de os servidores terem sido treinados no PJe - a capacitação se deu na fase da implantação. 

Em Ilhéus, como as audiências do PJe começaram a ocorrer um mês antes, os servidores encarregados trocaram experiências entre si. De acordo com a diretora da 1ª Vara da cidade, na 1ª audiência, ocorrida ontem à tarde, a única dúvida foi com o acesso a um processo com segredo de Justiça. Nesse caso foi obtido apoio da Setic.

Primeiras audiências do PJe:


Ilhéus
1ª Vara - 4/3
3ª Vara - 5/2
2ª Vara - 26/2

Itabuna
1ª Vara – 4/3
2ª , 3ª e 4ª Varas - 5/3

Leia também: TRT-BA é o primeiro tribunal a implantar a nova versão do PJe

Secom TRT5  - 05/03/2013