Novo Balcão Virtual permite contato do público com Varas e outras unidades judiciárias do TRT-5 por videoconferência
Começa a funcionar nesta segunda-feira (27/5) o novo Balcão Virtual do TRT-5, acessível por meio do portal do Tribunal (www.trt5.jus.br), no link “Contato” / “Balcão Virtual”, e que permite o atendimento do público, por videoconferência, diretamente pelas Varas do Trabalho, Turmas, Gabinetes de Desembargadores e outras unidades judiciárias do Tribunal. Até então, os chamados eram atendidos primeiramente pela Coordenadoria de Atendimento ao Público e pela Coordenação da 2ª Instância, que respondiam sobre andamento processual e demais dúvidas da população. Agora, quem tiver processo no TRT-5 pode tratar diretamente com a unidade onde a ação tramita, sem precisar se deslocar.
A nova sistemática do Balcão foi instituída a partir de recomendação da ministra Dora Maria da Costa, corregedora-geral da Justiça do Trabalho, em correição realizada no TRT-5 em abril passado. O serviço prestado à população passa a funcionar conforme Ato 271, do presidente do Tribunal, desembargador Jéferson Muricy, divulgado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho da última quinta-feira (23/5).
Normas do serviço:
- Os atendimentos serão gravados;
- Ao ingressar na sala virtual, o interessado, com a câmera aberta, deve apresentar documento de identificação e informar o número do processo sobre o qual deseja esclarecimento;
- Não há necessidade de agendamento. O atendimento será realizado conforme a ordem de chegada;
- O Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento utilizado no PJe e não pode ser utilizado para protocolo de petições;
- O Balcão Virtual utiliza como plataforma o Meet/Google.
- Demais contatos da página de Atendimento ao Público do TRT-5 (telefones, e-mails etc) continuam válidos.
Secom TRT-5 (Franklin Carvalho, com informações da Secretaria-Geral Judiciária) - 27/5/2024