TRT5 tem projeto no I Encontro Nacional de Boas Práticas
Comitê de Saúde do TRT5 visitou todas as unidades que já trabalham com o PJe
O projeto ''Acompanhamento da Implantação do Processo Judicial Eletrônico pelo Comitê de Saúde do Trabalhador do TRT5 - CSTrab'' foi selecionado para participar do I Encontro Nacional de Boas Práticas da Justiça do Trabalho, que acontecerá no período de 27 a 28 de março de 2014, no Village Barra Hotel, localizado na Barra de São Miguel, em Alagoas.
PROJETO - O Acompanhamento da Implantação do PJe integra as ações do Comitê de Implantação do PJe, que conta com a participação do Comitê de Saúde. Integrantes do CSTrab realizam observações prolongadas nas secretarias das Varas do Trabalho e entrevistas junto a magistrados, diretores e servidores, buscando identificar, em cada unidade, fatores de proteção e de risco à saúde na organização do trabalho, que são peculiares a cada equipe.
São identificados, entre os fatores de risco, aqueles que necessitam do suporte da Administração para serem dirimidos. O CSTrab funciona como ponte de comunicação, buscando eliminar ou prevenir situações desfavoráveis, que possam funcionar como entrave ou que possam dificultar a implantação da nova metodologia de trabalho do PJe.
Após escuta e leitura da dinâmica existente na equipe, são realizadas as devoluções, mediante relatório que é apresentado e validado junto à equipe. Estas devolutivas contam, algumas vezes, com a participação da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Secretaria-Geral da Presidência, consistindo em oportunidades de contato direto da Administração com situações das diversas unidades de trabalho.
A atividade, caracterizada como promoção da saúde, já foi realizada na Vara de Santo Amaro, tomada como Piloto, e equipes do CSTrab e da Coordenadoria de Saúde retornaram àquela unidade, após um ano e quatro meses da implantação do PJe, e estão realizando, respectivamente, a análise ergonômica da unidade e o exame ocupacional dos integrantes da equipe, com vistas a investigar sobre o impacto da implantação do Processo Judicial Eletrônico na saúde de servidores e magistrados. Foram visitadas também as varas de Candeias, Ilhéus, Coordenadoria de Distribuição de Feitos de Salvador, em 12 VTs da capital, entre outros setores da capital, sempre visando à transformação das condições de trabalho.
A partir desse trabalho inicial de observação nas unidades de trabalho, o Projeto vem investindo esforços na implantação da Campanha da Pausa Laboral e do Projeto de Adequação Ergonômica, que visam favorecer entre magistrados e servidores a adoção de hábitos saudáveis na realização das atividades laborais, através da aprendizagem da auto-observação da postura, do respeito às necessidades pessoais de intervalo para descanso físico e mental e da orientação quanto à adequação do posto de trabalho.
Secom TRT5 (Helen Carvalho) - 04/02/2014