Presidente do TST visita Central de Execução e atendimento do PJe

A experiência da Central de Execução do TRT5 foi elogiada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que visitou o Fórum das Varas do Trabalho de Salvador, na manhã desta segunda-feira (21/10). Acompanhado da presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, o magistrado esteve na Coordenadoria de Distribuição de Mandados, Avaliação e Depósito (CDMAD) e também na sala de autoatendimento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), duas unidades que funcionam no andar térreo daquele prédio.

Além da presidente do TRT5, participaram da visita o ministro Cláudio Brandão (TST), os desembargadores Valtércio de Oliveira, corregedor, Luiz Tadeu Vieira, vice-corregedor, Dalila Andrade, gestora regional do PJe,e Renato Simões; e os juízes Angélica Ferreira e Ivo Daniel Povoas, da Central de Execução, bem como Andréa Presas, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5).

Para o ministro Carlos Alberto de Paula, é muito positivo o fato de o mandado negativado, que encontrou dificuldade para ser cumprido, não retornar à vara de origem. Na Central, os juízes avaliam cada caso e, com uma equipe de funcionários que levantam informações, buscam alternativa para executar o processo.

PJe - Já na sala de autoatendimento do PJe, o ministro observou a estrutura de computadores e serviços disponibilizados aos advogados, como a orientação na operação do sistema. A desembargadora Dalila Andrade, detalhou, na oportunidade, o fluxo de atendimento do Núcleo de Suporte ao PJe (Nusop), que recolhe demandas do sistema no âmbito do Regional. 

Por fim, a secretária de Coordenação Judiciária de 1ª Instância, Rose Valéria Sardeiro, falou sobre a perspectiva de adaptação da atual Coordenadoria de Distribuição de Feitos de Salvador, que deve ser transformada em função da distribuição automática de processos eletrônicos.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 21/10/2013