Inaugurada a sala-cofre do TRT da Bahia

foto: Secom TRT5

Está oficialmente inaugurada a sala-cofre do TRT da Bahia, unidade de armazenamento que desde novembro do ano passado vem protegendo todos os equipamentos que armazenam os dados jurídicos e administrativos, garantindo segurança aos processos e arquivos eletrônicos do Tribunal. O descerramento da placa pela presidente Vânia Chaves e pelo vice-corregedor Tadeu Vieira (foto acima) ocorreu na tarde desta segunda-feira (23), e foi acompanhado pela presidente da Comissão de Informática, desembargadora Dalila Andrade, e pelas diretoras das coordenadorias de Desenvolvimento e de Tecnologia e Logística, Vera Lúcia Rocha e Márcia Brito Pereira.

''Mesmo com a construção da nova sede do TRT/BA em curso, a instalação desta sala-cofre evidencia a preocupação do Regional com a segurança do centro de processamento de dados, sobretudo em razão do Processo Judicial Eletrônico e de outros projetos que demandam investimentos nessa área'', afirmou a presidente Vânia Chaves. Ela agradeceu o compromisso, o empenho e a motivação empreendidos pelos servidores de todas as áreas envolvidas no projeto, destacando em especial o trabalho desenvolvido pela Comissão de Informática, atualmente presidida pela desembargadora Dalila Andrade.

Em seguida (foto abaixo), os presentes ouviram do servidor Bruno Nunes Patriarca - um dos integrantes da equipe que trabalha no monitoramento da sala-cofre - explicações sobre  a infraestrutura e o funcionamento do espaço. A desembargadora Dalila Andrade ressaltou alguns diferenciais técnicos da sala-cofre do TRT/BA, como a ''duplicação da rede de energia que alimenta o Data Center, por exemplo, que, no caso do Sistema PJe, o protege contra falhas e paralisações''. O mesmo mecanismo garante também a estabilidade dos demais sistemas, como portal, rede corporativa, gabinete virtual e o Samp (Sistema de Acompanhamento e Movimentação de Processos).

foto: Secom TRT5

O ESPAÇO - A sala-cofre do TRT/BA está instalada em um compacto espaço da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT/BA, no 5º andar do Edifício Presidente Médici (sede administrativa), em Nazaré. No local, restrito à equipe de profissionais que ali trabalham, o centro de processamento de dados fica protegido contra ameaças físicas como fogo, calor, umidade e outros riscos como explosão ou arrombamento. Todos os ambientes permanecem sob monitoramento da equipe técnica, atualmente formada pelos servidores Humberto Galiza, Bruno Nunes e Ruth Oliveira.

Certificada pela ABNT e produzida no Brasil com tecnologia alemã, outro diferencial da unidade de armazenamento é que ela pode ser montada na escala requerida pelo cliente, ampliada ou mudada para outro local, conforme as necessidades, preservando o investimento realizado.

Além dos já citados, a instalação da sala-cofre foi acompanhada também pelo secretário-geral da Presidência Carlos Alberto Leite, pela assessora Marcia Lyra, e pelos diretores Tarcísio Filgueiras (Diretoria Geral), Valdson Menezes (Secretaria de Administração), Antônio Imperial (Coordenadoria de Atendimentos Gerais) e Helânia Demettino (Secretaria de Organização e Métodos).

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 24/09/2013