PJe: Comitê de Saúde visita unidades de Salvador a partir desta quarta

A partir desta quarta (7/8), integrantes do Comitê de Saúde do Trabalhador do TRT5 (CSTrab) visitarão as unidades do Fórum do Comércio, inclusive todas as Varas da Capital, e os gabinetes de desembargadores, para orientar os servidores, individualmente, sobre postura, cuidados com visão, apoio para os pés, pausas e a necessidade de alongamento.

Os componentes do Comitê foram capacitados por meio de cursos e cada equipe de visita terá um profissional da Coordenadoria de Saúde. A programação levou em conta a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) nas Varas e sua repercussão na nova rotina do Tribunal, com o uso de dois monitores no trabalho e a concentração do trabalho no computador.

Segundo Maria Daniela Soares Mascarenhas, coordenadora do CSTrab, a ideia é criar momentos de diálogo sobre saúde. "Por exemplo, devemos dizer que a pessoa não deve ficar muito tempo com o olhar concentrado no monitor e que deve fazer a alternância postural. Cada um deve desenvolver a consciência do seu limite". Em cada vara serão realizadas, a princípio, duas visitas, em turnos diferentes, para assegurar que todos sejam contemplados. O tempo poderá ser ajustado no andamento dos trabalhos.

Outro ponto que deve ser contemplado nas visitas é o registro de eventuais problemas com o mobiliário. As equipes solicitarão consertos ou substituição dos equipamentos à Coordenadoria de Material e Logística. Nos gabinetes, por exemplo, deve ser observada a necessidade de mudar a posição na mesa por onde passam os fios do computador, pois em muitos deles o lugar de passagem dos fios dificulta que o monitor e o teclado fiquem bem localizados.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 7/8/2013