Advogado que protocolou última ação em papel fala sobre o PJe

O advogado Jorge Otávio Oliveira Lima (foto) participou de um momento histórico na última sexta-feira: protocolou na Distribuição, no Fórum do Comércio, a última ação por meio físico dirigida a uma das varas trabalhistas de Salvador. Ele observou que esse momento representa uma mudança total, da perspectiva do jurisdicionado em relação ao tempo, pois  todas as etapas da distribuição -  protocolo, organização do processo, remessa à vara e autuação - serão substituídas por um simples ato eletrônico, que proporcionará o imediato conhecimento de todos os elementos essenciais da ação.

"Através do PJe será possível tornar o feito trabalhista muito mais célere, merecendo especial menção a possibilidade de informação imediata da data da audiência inaugural e número de processo ao principal interessado, que o jurisdicionado", afirmou o advogado.

O diretor da Coordenação de Distribuição de Feitos de Salvador, Carlos Eduardo Nascimento, informou que a unidade, agora, se concentrará em encerrar a distribuição de todos os processos físicos recebidos até a última sexta-feira: "São cerca de 2.800 ações, entre iniciais e precatórios". O prazo para a conclusão dessa tarefa é o próximo dia 2/8, último dia útil antes da implantação do PJe nas varas da capital.

Com a implantação do PJe, além de continuar distribuindo ações que ainda estejam fora do sistema eletrônico, como as cartas precatórias e processos de outras áreas de Judiciário, a equipe da Distribuição vai incrementar o apoio ao atendimento às partes e advogados. "Sempre buscamos oferecer o que tínhamos de melhor no menor prazo possível, procurando entender as necessidades das varas a fim de atendê-las e respeitar os nossos clientes (advogados, partes etc). Esperamos ter conseguido. Aproveito para agradecer a todos os colegas da unidade e de toda a 1ª Instância pelo apoio que nos foi dado na transição para o novo sistema e as novas atividades", declarou Carlos Eduardo.

 

Leia também:

 

19/07/2013 18:05 |

Varas da capital não recebem mais processos em papel

 

Secom TRT5 - 22/07/2013