Servidores e magistrados simulam audiências no PJe

Todos os procedimentos inerentes à realização de uma audiência no ambiente do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho - PJe-JT foram simulados nessa quarta-feira (17), nos turnos da manhã e da tarde, por secretários de audiência, diretores de secretaria e juízes (titulares e substitutos) em 20 Varas do Trabalho de Salvador ( da 1ª até a 20ª). A simulação, coordenada por servidores experientes na utilização do sistema, enfocou desde a preparação da pauta com antecedência até o desenvolvimento das atas nos casos de conciliação, arquivamento, desistência, instrução e julgamento em mesa.

Reunidos nas 1ª, 8ª, 12ª, 16ª e 20ª  Varas de Salvador, servidores e magistrados puderam verificar, passo a passo, como trabalhar de maneira integrada com o PJe e o AUD, que é o sistema específico para as audiências da Justiça do Trabalho. Um dos aspectos destacados foi a importância de se disponibilizar cada processo da pauta no formato digital (em PDF) para que as partes possam consultá-los, através do seus respectivos monitores.

A gestora do Comitê Regional de Implantação do PJe, desembargadora Dalila Andrade (ao lado), acompanhou os trabalhos na 8ª VT e enfatizou para os participantes:   ''O TRT5 é único regional do país que tem conseguido promover o treinamento prévio de 100% dos servidores das varas em que o PJe é instalado, mesmo em se tratando de uma Capital. Com isso, acreditamos que, apesar das dificuldades naturais de qualquer transição, teremos operadores confiantes na utilização do sistema após a sua implantação''.

Iniciados na última segunda-feira (15), os trabalhos de simulação  prosseguem até a próxima sexta-feira (19), possibilitando a prática de diversos procedimentos corriqueiros nas secretarias de varas, como despachos, notificações, pagamentos etc. As atividades de replicação e realização virtual dessas tarefas ao longo dessa semana têm sido orientadas por servidores do Núcleo de Suporte Operacional ao PJe (Nusop), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) e de varas do interior em que o sistema já vem funcionando com êxito. Antes dessa etapa, servidores e magistrados também haviam passado por turmas de capacitação específicas.

O Processo Judicial Eletrônico - PJe será implantado em Salvador no próximo dia 5 de agosto, mas, já a partir da próxima segunda-feira (22), com a suspensão de expediente para treinamento, não haverá mais possibilidade de se ingressar com processos físicos nas varas da capital. Nas próximas semanas, o treinamento, incluindo a simulação, será intensificado nas 19 varas restantes de Salvador - da 21ª até a 39ª .

Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 17/07/2013